16.2 Amadeu Torres

T. F. Earle
Universidade de Oxford

O Prof. Doutor Amadeu Torres nasceu em 1924, sendo o mais velho de cinco filhos, e faleceu em 2012. Foi sacerdote, professor universitário e poeta. Eu conheci-o como professor, sobretudo nos congressos que promovia em Braga, em que costumava acolher visitantes estrangeiros com generosa hospitalidade. Tendo feito os estudos secundários no Seminário de Braga, acabou a carreira académica na mesma cidade, como professor catedrático da Universidade Católica Portuguesa. Entretanto, porém, passou por muitas outras universidades, incluindo algumas dos países do Extremo Oriente, além de várias em Portugal.